Cirurgias Nasais Funcionais e Endoscópicas

CIRURGIAS NASAIS ENDOSCÓPICAS E FUNCIONAIS

As cirurgias nasais, funcionais e endoscópicas, são feitas para aliviar as obstruções das vias aéreas, uma das queixas mais comuns nos consultórios de otorrinolaringologia, e são causadas por uma variedade de anormalidades que se desenvolvem ou estão presentes desde o nascimento.

Desvio de septo
O septo nasal é uma parede de cartilagem e osso que separa as duas vias aéreas nasais. À medida que o corpo cresce, é normal que o septo se desvie ou dobre para um dos lados. Esta ligeira flexão não interfere com a respiração de uma pessoa, mas se o septo se torna tortuoso o suficiente para interromper a respiração, então um procedimento de septoplastia pode ser realizado para corrigir a função nasal.

Hipertrofia de cornetos (Cornetos aumentados)

Os cornetos são estruturas ósseas dentro do nariz, recobertos de uma membrana mucosa, que umedecem e filtram o ar inalado. O aumento das conchas nasais, conhecido como hipertrofia dos cornetos, é uma causa de obstrução nasal comum, particularmente em pessoas com alergias nasais. É comum ocorrer aumentos transitórios, como quando os cornetos ficam inchados em uma gripe ou resfriado, mas por fim, voltam a diminuir de tamanho. No entanto, quando um dos três conjuntos de cornetos não retorna ao seu tamanho normal, eles podem interferir na respiração do paciente e até bloquear completamente o fluxo de ar.

Pólipos nasais

Os pólipos nasais são estruturas benignas semelhantes a uvas que se desenvolvem profundamente dentro do revestimento das vias nasais de uma pessoa. Se forem muito grandes, eventualmente, causarão dificuldades respiratórias, infecções sinusais e outras complicações. Quando a medicação, como spray nasal e outros tratamentos não fornecem alívio, a remoção dos pólipos nasais deverá ser realizada, porém o tratamento da alergia e da inflamação pode ser necessário para reduzir os riscos de recorrência.

Rinossinusite crônica

A rinossinusite crônica é quando ocorre uma inflamação ou infecção persistente da mucosa que recobre os seios a face, que são cavidades nos ossos faciais ao redor da cavidade nasal. Isso pode levar a obstrução nasal, presença de secreções, dor na face e cefaleia. Podem ocorrer em processos alérgicos, infecções bacterianas e fúngicas, entre outras causas. Quando não há melhora com o tratamento clínico medicamentoso, pode ser necessário um tipo de cirurgia onde é realizada uma ampliação das vias de drenagem desses seios para a cavidade nasal, restabelecendo sua normalidade e controlando os sintomas. Assim como no caso dos pólipos, pode ser necessário continuar com o tratamento clínico após a cirurgia.

• Consultas de crianças e adultos.
• Exames: Vídeonasofibroscopia, vídeolaringoscopia, vídeoendoscopia da deglutição.
• Cirurgias: Amigdalectomia, adenoidectomia, ronco e apnéia, septoplastia, turbinectomia, sinusectomia, rinosseptoplastia funcional, timpanoplastia, tímpano-mastoidectomia, implante coclear, entre outras…